domingo, 11 de julho de 2010

Pentágono: nome que da origens há um novo Rap

Capa do Cd Pentágono-Natural


Em março de 2009, o Portal Bocada Forte publicou nota sobre o recente CD do grupo Pentágono: Apolo, Dodiman, DJ Kiko, Massao, M.Sário e Rael da Rima, integrantes do grupo Pentágono, no CD “Natural”, experimentam a sonoridade pop e misturam seus vocais diferenciados, que vão da metralhadora de rimas, passando pelo ragga, chegando até a suavidade da voz de Rael da Rima, um dos grandes elementos de mudança que, ao lado da produção de Apolo (A.G. Soares), indica a transformação das idéias desde seu primeiro trabalho, o álbum "Microfonicamente Dizendo".

Não temer caminhar pelo mundo sonoro mais filtrado do estilo que mescla reggae, Rap e funk com a temática criada nas ruas, esse é o principal trunfo do grupo Pentágono. “Natural” é um dos álbuns mais comerciais da cena Rap, este fato não significa pobreza estética com rimas apelativas. Segundo Gil, editor da Revista Elementos e uma das pessoas que acompanharam a trajetória do grupo, “a evolução está nítida em cada uma das faixas, o grupo encontrou nesse disco a sua identidade, a mistura entre o reggae e o Rap está presente na arte do disco, na aparência dos integrantes, nas rimas, levadas e beats”.

O mesmo Gil, no BF, no ano de 2001, em matéria sobre a nova escola do Rap brasileiro, também registrou os primeiros passos digitais do grupo: “Recebemos durante os anos de 2000 e 2001 o trabalho de diversos grupos independentes, alguns novos outros não tão novos, porém, pouco conhecidos do grande público. Aproveito o espaço na seção “Nova Escola” para comentá-los. Pentágono, esse sem dúvida é um dos melhores, bons rimadores e letras com assuntos não tão comuns no Rap. São cinco faixas, todas muito boas. A primeira é "Segura a Banca", a segunda "Além do Coração", com letra que segue a linha de "Por Você", do rapper Xis, a terceira é a "Super MCs", depois vem "Franco Atirador" e a "Casa Caiu".

Durante entrevista ao blog Per Raps, em Abril de 2009, Pedro Gomes, cineasta e empresário do grupo Pentágono, falou sobre uma das primeiras sementes do grupo Pentágono: “Quando eu tinha uns 8 anos, rolavam uns shows daqueles de rádio em que eles juntavam vários músicos,tinha vários grupos de samba e de rap. Só que nessa época, em 1992, ainda não tinha quase nada de rap. Num desses shows eu vi os Racionais e achei muito foda. Pensei: “Essa é a parada que eu quero fazer”. Aí passou um tempo e eu montei um grupo com o Apolo, do Pentágono, e mais um DJ. Ficamos um ano levando e eu vi que eu não tinha a menor condição de ser MC, a gente devia ter uns 13 ou 14 anos. O grupo chamava Skate Brothers. Depois a gente terminou o grupo e ele entrou pro KND - um dos grupos que formaram o Pentágono posteriormente.”


Pentagono - Multicultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário